OUVIDORIA DO TRT/RJ INVESTE NO ESCLARECIMENTO DO CIDADÃO

É comum a existência de dúvidas a respeito das diferenças de atuação da Justiça do Trabalho, do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, por serem três instituições que trabalham em prol da efetividade da legislação trabalhista. A realidade é constatada diariamente no trabalho da Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) e de outros Regionais, onde muitas das manifestações recebidas escapam das atribuições do Judiciário Trabalhista.

Pensando em uma alternativa para auxiliar o cidadão a evitar transtornos na hora de buscar seus direitos, a Ouvidoria do TRT/RJ passa a contar com um novo material informativo – um folder, validado pelas três instituições, em que principais atribuições de cada uma delas são explicadas de forma didática e acessível. Através dele, o usuário pode saber de forma rápida onde emitir carteira de trabalho, obter seguro-desemprego, fazer denúncia sobre problemas trabalhistas de âmbito coletivo ou ajuizar uma ação trabalhista.

Elaborado em conjunto com a Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRT/RJ, o folheto também traz informações sobre os principais canais de acesso da Justiça do Trabalho da 1ª Região, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho, representados por suas respectivas ouvidorias. A ideia é utilizar o material no dia a dia da unidade, bem como em ações externas que contam com a participação da Ouvidoria do Tribunal.

SOBRE A OUVIDORIA DO TRT/RJ

A Ouvidoria é a porta de entrada do cidadão no Tribunal do Trabalho, permitindo o recebimento de denúncias, reclamações, solicitações, elogios, pedidos de informação ou sugestões sobre as atividades desenvolvidas pelos membros da instituição, objetivando dar efetividade aos processos, oportunidade de melhoria nos serviços e nível de excelência na prestação jurisdicional.

A Ouvidoria conta com uma equipe de atendimento pessoal e telefônico, formada por servidores devidamente qualificados e chefiada por um desembargador, que exerce a função de ouvidor.

Cada manifestação é analisada e encaminhada, quando necessário, ao setor competente para apurar os fatos e adotar as devidas providências, informando o desfecho aos interessados.

Saiba como acessar a Ouvidoria do TRT/RJ.

Fonte: http://www.trt1.jus.br/web/guest/materia-completa?nID=57913615