APLICATIVO JTe JÁ TEM 2,6 MIL USUÁRIOS CADASTRADOS NO TRT/RJ

Disponibilizado no dia 13/7 para os usuários do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), o aplicativo Justiça do Trabalho Eletrônica (JTe) já conta com cerca de 2.600 usuários cadastrados, segundo dados da Secretaria de Soluções em Tecnologia da Informação do Tribunal. A ferramenta é mais uma novidade que pretende facilitar o dia a dia dos usuários do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Concebida para uso em smartphones com sistema Android e IOS, pode ser baixada gratuitamente pelas lojas Google Play e App Store.

As facilidades oferecidas pelo aplicativo incluem o acesso rápido a processos, a qualquer momento e em qualquer lugar; a consulta à movimentação processual, decisões e outros documentos do processo; o acompanhamento de jurisprudências, pautas de audiências e sessões; e emissão de boletos para pagamentos.

Entre os advogados, a novidade está sendo bem recebida. Segundo a profissional Ana Gabriela Burlamaqui de Carvalho Vianna, militante da Justiça do Trabalho há quase 30 anos, o app é utilizado no escritório por ela e seus sócios, cuja atuação em contencioso trabalhista é muito intensa. “Utilizo o aplicativo para acessar as pautas de audiências futuras, peças do PJe e atas de audiência, tudo no celular ou tablet e sem a necessidade de token. O aplicativo é de fácil uso”, comenta a advogada, que se surpreendeu com algumas funcionalidades apresentadas pelo JTe: disponibilização de chat para tratativas de acordo e possibilidade de inclusão dos processos na agenda local do dispositivo móvel. Segundo ela, o JTe também facilita a rotina de reuniões com clientes, possibilitando acessar peças e atas dos processos em ambientes sem computador.

Qualquer pessoa pode baixar e utilizar o aplicativo. Os advogados que já possuem acesso ao sistema PJe poderão acessar o JTe com o mesmo usuário e senha da consulta pública.

COMO SE AUTENTICAR NO JTe

Para criação do usuário e senha da consulta pública, o advogado deverá:

  • Acessar o seu perfil no PJe;
  • Clicar no menu Configuração -> Pessoa -> Cadastro de senha;
  • Marcar “Sim” a pergunta “Permitir acesso à Consulta Processual utilizando login e senha”;
  • Preencher o campo “Senha” com a senha desejada;
  • Preencher o campo “Confirmar Senha” com a mesma senha já informada;
  • Clicar em Atualizar senha.

Após a criação do usuário e senha, acessar o JTe:

  • Clicar no menu e escolha “Login”;
  • Escolher o perfil Advogado;
  • Preencher o campo “Login” com o nº do CPF;
  • Informar a senha cadastrada;
  • Clicar em “entrar”.

Em caso de dúvidas, os usuários podem enviar e-mail para pjeapoio@trt1.jus.br ou preencher o formulário existente na página do PJe. A Seção de Atendimento ao Usuário do PJe (Secape-1) também oferece atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. A unidade fica localizada no Fórum da Lavradio (Rua do Lavradio, 132, térreo).

Fonte: http://www.trt1.jus.br/web/guest/materia-completa?nID=58972141