24/07/2017 19:41 | TRT-RS inaugura painel de tampinhas plásticas produzido em parceria com o Projeto Tampart

O TRT-RS inaugurou, nesta segunda-feira (24/7), um painel produzido com tampinhas plásticas pelo artista Ubiratan Fernandes. A obra é fruto de uma parceria entre a Justiça do Trabalho gaúcha e o Projeto Tampart, que entre junho e dezembro de 2016 recolheu mais de 40 mil tampinhas no Prédio-Sede do Tribunal e no Foro Trabalhista de Porto Alegre. O objetivo da iniciativa foi promover a consciência sobre o descarte correto do lixo reciclável e o reaproveitamento dos materiais na sociedade. O tema do painel, que retrata duas crianças sorrindo, é o combate ao trabalho infantil. A obra está em exposição no saguão do Prédio-Sede do TRT-RS (Av. Praia de Belas, 1.100).

Acesse aqui o álbum de fotos da solenidade

Na abertura da solenidade, a presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, ressaltou a importância da mensagem transmitida pelo projeto. “A produção deste painel envolveu alto grau de conscientização entre magistrados e servidores sobre a responsabilidade socioambiental”, declarou. A imagem foi construída com cerca de 30 mil tampinhas, e o restante foi doado para entidades assistenciais que obtêm renda com a venda do material para a reciclagem.

Em seu pronunciamento, o artista Ubiratan Fernandes afirmou que o projeto Tampart,  por meio de parcerias, procura levar essa conscientização para toda a sociedade, passando principalmente pelas escolas. “Precisamos ter em mente que os recursos naturais também pertencem às próximas gerações. Não se pode mais admitir a falta de debate sobre sustentabilidade, reciclagem e preservação ambiental”, afirmou.

Nova campanha para arrecadação de tampinhas 

A presidente Beatriz Renck anunciou o lançamento de uma nova campanha de coleta de tampinhas plásticas pelo TRT-RS em Porto Alegre, que será iniciada em breve. Todo o material coletado será destinado a entidades assistenciais. “Nossa ideia inicial era desmontar o painel para doar as tampinhas, mas ele ficou tão bonito que decidimos manter a obra em exposição. Em contrapartida, iniciaremos esta nova campanha, que será inteiramente voltada para a doação das tampinhas às entidades. Contamos com o engajamento de todos para chegar a um resultado ainda melhor” declarou.

Fonte: texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS) / http://www.trt4.jus.br/portal/portal/trt4/comunicacao/noticia/info/NoticiaWindow?cod=1482573&action=2&destaque=false&filtros=INSTITUCIONAL